Mulheres são chatas, homens também, mas a gente se entende.
Fernando Engelberg.
“Em caso de dor ponha gelo
mude o corte de cabelo
mude como modelo, vá ao cinema
dê um sorriso ainda que amarelo,
esqueça seu cotovelo
se amargo foi já ter sido
troque já esse vestido
troque o padrão do tecido
saia do sério deixe os critérios
siga todos os sentidos
faça fazer sentido a cada mil lágrimas sai um milagre”
Alice Ruiz
. Cada um de nós vê o mundo com os olhos que tem,
e os olhos veem o que querem,
os olhos fazem a diversidade do mundo
e fabricam as maravilhas,
ainda que sejam de pedra, e altas proas,
(Saramago)
"Dê como troco às intempéries da vida o seu melhor sorriso.
Não há vingança mais irritante que essa: ser feliz."
(Camila Lourenço)
Não gosto de ter a expectativa como companhia.
Ela é muito tagarela e deixa meu coração agitado.
Gosto mesmo é quando o inesperado se aproxima de mansinho, sossegado
feito vento acariciando meus cabelos me presenteando com sentimentos poetizados
enfeitando meus pés com flores, fazendo a lua brincar no meu telhado.
Renata Fagundes
As tristezas que eu levava comigo murcharam, definitivamente. As joguei fora. Não guardo mais velhas dores e nem amores desbotados.
Tem tantos sorrisos brotando por aí. Cuidarei deles, pra que nunca morram.
E vou seguir assim. Plantando otimismo, pra colher FELICIDADE!
Karla Tabalipa
"E quem tem Deus no coração sabe que não há mal que vingue, nem inveja que maltrate, nem inimigos.
Por que pra todo mal, há cura."
(Caio Fernando Abreu)
"...arrumou cuidadosamente a mala, verificou o guarda-roupas pela última vez e num exercício randômico, se desfez das últimas amarras que a prendiam àquele lugar. Só levaria de fato, o que coubesse na memória."
(Wallace Puosso)
''Se é alguns jardins cheios de borboletas, como dizia Mario Quintana, que buscamos diariamente, devemos entender que não precisamos apenas de alguém ao nosso lado, mas sim, alguém que nos complete, sem exigência e acima de tudo que traga amor , o qual se converge todas as necessidades humanas.''
(Paula Cristina)
Eu sou muito feliz porque tenho uma amiga.
Mas não é uma amiga qualquer, essa amiga é especial, pois ela mora em meu coração!
Já pisei muito na bola com ela, e mesmo assim ela continua me amando... Já pensei em milhões de possibilidades de retribuir o que ela fez por mim, mas ainda não encontrei nenhuma a sua altura!
Você é demais, tudo de bom, uma grande e perfeita amiga.
Sem você minha vida não teria nenhum sentido e meus dias seriam todos vazios, mas eu tenho você e sei que mesmo que não estejamos perto, ela será a melhor possível, pois eu tenho você!
Um amigo serve pra te ouvir por horas a fio, ou pra te fazer ficar calado com cara de paisagem enquanto ele repete pela centésima vez a mesma história. Pra sentar espaçosamente em um bar e dialogar horas a fio sobre qualquer besteira, ou não falar nada e ainda assim protagonizar com você o diálogo mais proveitoso do mundo. Pra ser pra sempre. Amigo serve pra emprestar roupa, levar recado pra futuros namorados, presenciar declarações exageradas, guardar confidências nem sempre tão educadas. Serve pra fazer a vida mais doce. Amigo nos faz olhar para o mundo e sentir o quão iguais e diferentes todos somos. Amigo serve pra lembrar que sozinho é impossível chegar em algum lugar.
Serve pra ser pra sempre minha melhor amiga!!!
Obrigado amiga
TE AMOOO
É engraçado e muito emocionante olhar para trás e lembrar a história da nossa amizade… As lembranças são incrivelmente intensas e surgem em fatos cotidianos em meu dia à dia… Como ouvir o show do Jorge e Mateus e principalmente a música “Se eu pedir sê volta” sem lembrar, no exato momento, das nossas trocas de olhares tão cúmplices ao ouvir esta música.
Tivemos altos, baixos (loiros, morenos) ops brincadeiras a parte, e nossa amizade se solidificou muito depois de alguns incidentes de percurso (ainda bem).
Mas o que me faz escrever isso não é simplesmente agradecer a sua amizade e sim reforçar o quanto você é fundamental em minha vida… minha luz… que sabe como tirar os pesos do meu coração mesmo estando há mais de 1.500 km de distância… e que me conhece com certeza tão bem quanto eu (ou até mais né, claro como você diz… “São anos de experiência”)
Enfim só queria te agradecer pelas sábias palavras de hoje… e te dizer que você foi magnífica minha Fênix….
Amo você!!!!!
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.
Fernando Pessoa
Tudo já não foi dito?
Sentido?
Mostrado?
O que mais posso dizer?
Quanto mais posso me abrir se já estou às avessas?
Tudo bem não sou mais a mesma... depois te tantas viagens...
Mas vê a água: percorre paisagens, se funde e se separa
E continua sendo água.
Sou água.
(Carolina Salcides)
"Não tenho nada a ver com o que é dos outros, seja roupa, gostos, opiniões. Não me escalo para histórias que não são minhas, não me envolvo com o que não me envolve, não tomo emprestado nem me empresto. Se é caso sério eu me dôo, se é bobagem eu me abstenho."
(Martha Medeiros)
Vira e mexe, passam-se anos e de alguma forma ,as lembranças que você esqueceu propositalmente em qualquer lugar bem escondido desse seu coração ,irão acordar mais cedo do que você imagina e chamar pelo seu nome. Você vai responder?
Renata Cibelle
Se você se entrega, ama, e às vezes erra, faz parte do aprendizado, amadurecimento, faz parte da vida!
Se você é sincero, mesmo quando sabe que está no caminho errado, você não está sendo sincero só com os outros, mas consigo mesmo!
Se você não insiste nos erros, revê seus defeitos e procura sua paz, você pode aquietar sua mente e sossegar seu coração, porque a paz será consequência.
Se você é limpo, e verdadeiro com o que sente e não te retribuem da mesma forma, mentindo, enganando e aumentando seus defeitos, não se culpe, o erro não está em você.
Pessoas que falam mal dos outros pra você e logo em seguida de você para outros não merecem lágrimas suas e nem um pingo de consideração!
Acreditar em pessoas que falam com o coração pode não ser mais tão fácil, mas lembre-se que da mesma forma que você sempre usou o coração pra agir, existem pessoas que vivem da mesma forma.
Acredite em si, e tenha a mente tranquila!
Um dia alguém vai por sua dor no lixo, e te ajudar reaprender a sorrir!
(Karla Tabalipa)
Eu andei muito querendo ser diferente. Entregar à vida o lado mais calmo e quieto que sei que posso encontrar em mim. Deixar de lado essas inquietudes cotidianas que só têm fundamento dentro da minha cabeça e partir para escolhas mais simples e que não precisassem tanto de dramas e choros. Quis muito ser leve, essa é a verdade. Passei a vida inteira lutando contra o melhor e o pior de mim, numa batalha longa e árdua de muitos sacrifícios e escolhas difíceis. Vi muitos beijos não correspondidos e tantas esperas às quais eu poderia estar submetida até hoje, se assim fosse o caso, se assim eu tivesse escolhido. Poderia muito bem estar presa até hoje a essa ilusão que plantei em mim de que a vida é simples, basta querer. Hoje, eu temo não ser mais tão inocente a esse ponto. Quando se está perdido e sem rumo, é muito mais simples: qualquer lugar serve.
(Deyse Batista)
Prefiro esbanjar emoções. Mesmo que doa. Mesmo que, um dia, eu possa me arrepender. Meus arrependimentos duram pouco, alguma coisa me cutuca e diz olha, que bom que você fez. Que bom que você teve coragem. Que bom que você sente. Que bom que você tenta. Tentar é se arriscar. E tudo na vida tem metade de chance de dar certo. E a outra metade? De dar errado. Mas não é poupando que você saberá.
(Clarissa Corrêa)
Alguns sorrisos naquelas horas que não passam, e que você gostaria de esquecer.
Palavras, que mesmo que não tirem sua dor, fazem você entender que não está sozinha.
Exemplos de pessoas que se reergueram diante de problemas maiores do que os seus.
E pessoas que te fazem relembrar das vezes que você mesma se reergueu.
Que te mostram que você está supervalorizando o que não teve valor.
Carinho. E basta!
Porque as dores vão e vem, volta e meia alguém te faz chorar, mas enquanto tiver um ombro, um sorriso e uma palavra dessas pessoas, você vai se reerguer e ver que quem perdeu não foi você.
Das coisas da vida, determinados sorrisos são o que eu sempre vou lembrar. E guardar no coração.
(Karla Tabalipa)
"É uma benção inestimável receber amor. Mas, quando a gente dói, precisa cuidar da própria dor com o carinho com que gostaríamos de ser cuidados pelos outros. Com a atenção e a suavidade com que tantas vezes cuidamos de outras vidas. Os beijos bons precisam começar em nós."
(Ana Jácomo)
"Ora, se não sou eu quem mais vai decidir o que é bom pra mim? Dispenso a previsão! Ah, se o que eu sou é também o que eu escolhi ser aceito a condição. Vou levando assim, que o acaso é amigo do meu coração, quando fala comigo, quando eu sei ouvir..."
(Rodrigo Amarante - Los Hermanos)
Eu sou um metro e setenta e pouco de um corpo com lavas de vulcão correndo nas veias. Um metro e setenta e pouco. Um corpo. Uma alma. Um coração. Eu sou meus passos desengonçados e a minha mania estranha de admirar o céu - aquele tipo de coisa sem sentido. Porque eu só sei sentir, sabe? Sinto muito. Eu sou as palavras que se jogam e carregam um mundo de informações confidenciais. Um mundo, o meu. É sempre assim, talvez num desejo louco de eternizar instantes efêmeros, talvez apenas para ocupar qualquer espaço ligeiramente branco do meu papel, ou da minha pele morena. Talvez as palavras, as tais das palavras, sejam uma tentativa desesperada de não enlouquecer. Nem sei. Desconfio que poesia é mesmo não saber. Eu sou mulher, um metro e setenta e pouco de drama e contradição. E de alma. A lua, no meu jardim, é traiçoeira. Tão linda é, a lua. Eu tento. Chovo sonhos a todo instante Cansei desse negócio de recuar diante de coisas grandes, sabe? Porque ser mero espectador das coisas, simplesmente porque elas são fugazes? Não. Aprendi a voar e posso levar quem eu quiser.
Ayanne Sobral
Eu acredito em alegria compartilhada, em amor doado por amor, em amizades FODAS. Não gosto de estar perto de pessoas das quais não posso confiar. Sou meio ingênua, distraída, vou logo me jogando, me entregando, vou logo gostando sem saber se posso. E sempre espero receber em troca. Porque só acredito em amigos que estão contigo para o que der e vier e que não te abandonam por nada. Não suporto gente que só pensa em si, que passa por cima das pessoas para obter suas vontades. E tenho visto muita gente assim, e pior, passam por cima de pessoas, de amizades por futilidades, por putaria...nada que seja concreto, valioso, nada que continue. Só coisas banais. Tão banais quanto elas.
E por favor, só gente de VERDADE, daqui pra frente. Tenho preguiça de Amizades banais, pessoas banais e amores banais.
(Fernanda Barcellos)
descarado seja o sorriso, o riso e o vento. desesperado seja o tempo, o desatento e o temporal. do desencontro é que nasce um encontro, toda vez que nos deixamos para depois. tudo que é sincero dura para sempre, o amor, o amor, o amor… e tudo brilha, quando os olhos brilham. nosso encantamento é eterno, se você for ver…
(Bernardo Biagioni)
Hoje vejo mais passarinhos que antes e
Sinto que perdi foi tempo
Já que eles sempre estiveram no céu.
Ziris
"Estou muito feliz. Por nada em especial. Por tudo que é especial. Mas, principalmente, porque sou uma ótima companhia pra mim mesma... Cuido do meu tempo, respeito meus sentimentos, e sei perceber aprendizado em situações aparentemente negativas. Aprendi a ousar e a escolher rotinas novas, ritualizo fins e começos e, sobretudo, amo as pessoas com transparência e verdade. Porque amo como quem não necessita, apenas porque escolhi que fosse assim. E porque sou altamente seduzível!"
Marla de Queiroz
Eu sou assim: tenho a palavra na ponta da língua, o mundo na ponta dos pés e a poesia na ponta do coração. Carrego nos ombros o peso de uma saudade. Às vezes, engano a mim mesma para me sentir melhor. Tenho um refrão no repeat e um coração mole, que só. Descobri o quanto pesa uma ausência e o quanto vale um sorriso. Elejo a fé como o que eu tenho de mais bonito. Vou, volto e não me deixo, embora tenha me perdido muitas vezes pelo caminho. Sou tantos verbos, em tantas orações subordinadas, de tantos objetos diretos e indiretos. Sou tantos “eus” buscando apenas um “você”. E o que é que se pode fazer quando a palavra te acerta em cheio e faz acordar o que te é intrínseco? Acho que dizer o que eu sinto, sempre foi a minha maior demonstração de ousadia. Porque, no fim, é sempre sobre amor.
(Gabriela Castro)
Precisava sair dos seus limites, dos seus muros. Queria se tornar uma sem teto, sem tantos escrúpulos, sem noção. O mundo era tão grande e seu quintal tão pequeno, era um parque de diversões perto de um jogo de dominó - detestava dominó. Era preciso expandir, alargar, ventilar, desbravar, desconsertar, despentear. Quanto tempo tudo certo, quanto tempo sem deslizes descobertos, quanto tempo se contendo, se escondendo, se medindo, avaliando, minimizando. A vida era curta demais para arrependimentos tardios. Precisava recuperar o brilho. Descobrir o segredo do sorriso de Monalisa. A arte de dizer coisas sem revelar o essencial. Precisava ser salva.
Parte do texto: Revelações Incompletas
(Renata Fagundes)
Dona desses traiçoeiros
Sonhos sempre verdadeiros
Oh! Dona desses animais
Dona dos seus ideais
Pelas ruas onde andas
Onde mandas todos nós
Somos sempre mensageiros
Esperando tua voz
Teus desejos, uma ordem
Nada é nunca, nunca é não
Porque tens essa certeza
Dentro do teu coração
Tan, tan, tan, batem na porta
Não precisa ver quem é
Pra sentir a impaciência
Do teu pulso de mulher
Um olhar me atira à cama
Um beijo me faz amar
Não levanto, não me escondo
Porque sei que és minha
Dona!!!
Dona desses traiçoeiros
Sonhos sempre verdadeiros
Oh! Dona desses animais
Dona dos seus ideais
Não há pedra em teu caminho
Não há ondas no teu mar
Não há vento ou tempestade
Que te impeçam de voar
Entre a cobra e o passarinho
Entre a pomba e o gavião
Ou teu ódio ou teu carinho
Nos carregam pela mão
É a moça da Cantiga
A mulher da Criação
Umas vezes nossa amiga
Outras nossa perdição
O poder que nos levanta
A força, que nos faz cair
Qual de nós ainda não sabe
Que isso tudo te faz
Dona! Dona!
Dona! Dona! Dona!
"Eu não sabia o que na madureza aprenderia: que todas as coisas quando acabam são substituídas por outras, que a vida não se reduz, mas cresce. E é em tudo um milagre."
(Lya Luft)
Era uma vez, mas eu me lembro como se fosse agora.
Eu queria ser trapezista, minha paixão era o trapézio.
Me atirava do alto na certeza que alguém segurava-me as mãos não me deixando cair.
Era lindo , mas eu morria de medo , tinha medo de tudo quase: Cinema, parque de diversão, de circo, ciganos, aquela gente encantada que chegava e seguia.
Era disso que eu tinha medo.
Do que não ficava para sempre.
(Texto de Antônio Bivar, extraído do disco Drama 3°Ato/1973 de Maria Bethânia)
E no meio daquela bagunça toda, eu crescia. E de um jeito esquisito descobria que a vida é uma coisa meio assim mesmo, com um gosto diferente a cada dia. Sem fórmulas previsíveis. E que apreço nunca seria algo que eu doaria por merecimento. Era algo que simplesmente nasceria pelo que de uma maneira ou de outra, mesmo que de uma forma inconvencional conseguisse me pegar pelas mãos e me deitar numa cama gostosa e fofa chamada felicidade - ainda que momentânea. E eu aprendia que a felicidade, no fundo é isso mesmo: um amontoado de momentos.
Camila Lourenço
"Como sabem ser duros os caminhos, pelos quais a gente vai, só pensando na volta..."
"Qual o caminho da gente? Nem para frente nem para trás: só para cima. Ou parar curto quieto. Feito os bichos fazem. Viver... O senhor sabe:
viver é etcétera..."
(Guimarães Rosa)
Um dia eu ainda lhe conto como tudo silenciou e terminou dentro de mim. Dizem (e eu acredito) que contando assim, aos poucos, a gente transforma vazios em encantos, dias em dias, janelas em portas, perguntas em respostas. Não sei se é assim, nesta ordem. Mas quando o propósito é bonito, a alma nunca prende o riso.
Priscila Rôde
Eu só queria um sorvete no domingo.
Queria um abraço no feriado, um amor no verão, um calor no inverno. Queria olhos de doçura, pensamentos de ternura, desejos incomparáveis. Queria um doce de chocolate nas tardes tediosas, queria um dia lindo com pedalinhos no lago, um cachorro pulasse em mim ao chegar cansada de mais uma maratona de trabalho. Queria um batom novo, um carro novo, um sonho novo. Queria sonhar mais, dormir mais, e acordar disposta para um novo começo. Queria novos começos, velhos personagens , e várias paisagens.Queria um sorriso inesperado, um coração sem desesperos e um cabelo diferente. Queria uma roupa nova, um sapato novo, e o mesmo rosto. Queria mais sorrisos, menos lágrimas. Queria te fazer sonhar, te fazer voar, te sentir voando. Queria voar com você, aah..como queria. Queria sentir amor de manhã, sentir proteção a tarde, sentir tesão a noite. Queria esse teus olhos 24 horas, queria suas mãos entrelaçadas, suas mãos suadas, seu sorriso de menino.
Queria um emprego novo, queria um desejo novo, queria um sonho antigo. Epa, perai, não queria não eu quero,eu quero, eu quero eu quer...
(Inclosed – Tatá Lopes)
Eu quero sentimentos, certos ou incertos, não importa, mas que sejam sentidos de verdade e não uma simples cópia!
[Fernanda Barcellos]
"Das noites carregadas de cachos de estrelas. Da canção que as ondas cantam quando tocam a areia. Às vezes, eu vejo até o riso contido do que não tem coragem de rir."
Ana Jácomo
Logo eu que gosto tanto das palavras, não sou muito admiradora das teorias. Isso porque descobri que o melhor da vida não tem explicação mesmo. Eu prefiro a prática, a ação, o verbo no infinitivo - embora goste mais de mim quando sou gerúndio. Eu preciso estar sendo, vivendo, querendo, realizando, sonhando, amando. Eu preciso acontecer. Eu tenho uma sede insaciável do sentir. Sinto minhas palavras esmagadas nas entrelinhas da vida. Sinto muito. Sinto muito. Tenho percebido a emoção desagasalhada. É preciso amor para aquecer um coração, fazer ferver a essência e agitar violentamente os sentidos. E eu preciso de sentimentos para adoçar a vida. Eu preciso de uma flor de amor-perfeito para enfeitar o coração (num vaso solitário). Amor para mim é necessidade. Amar é a ação que coloca a minha alma em movimento. É o que me faz ser o que sou. É item de sobrevivência. Exagero? Levo sempre na bolsa. Também não fico sem.
(Gabriela Castro)
"Procuro nos mistérios da vida, o meu lugar. Tecendo versos, costurando sentimentos e buscando sentido para tantos enganos. Eu acredito que não são fantasias os nossos dias por aqui, pois acredito na força do amor, essa sim, fica e frutifica onde colocamos o coração."
"O que é bom a gente não tira da vida (nem aos poucos), a gente cuida e faz crescer, traz cada vez mais pra perto (...)
(Carolina Salcides)
Ser feliz é ser auto-suficiente...
Seja senhor de sua vontade e escravo da sua consciência.”
(Paulo Roberto Gaefke)
"O que eu sou não lhe diz respeito, em parte nenhuma lhe toca. Nasci para poucos e morro por quase ninguém. Contradigo-me em passos de dança invisíveis, enlaçando pernas e prendendo bocas, querendo muito e gostando tão pouco. Não é insatisfação ou sofrimento, é só um tudo ao mesmo tempo agora que não respeita amor de menos, não aceita um gostar pouquinho e querer às vezes. Uma intensidade que não se conforma com noites únicas de começo, meio e fim. Se estou aqui é pela música, pela companhia, pra me perder. Jamais pra desperdiçar uma noite com quem não sabe conversar.
Não me pergunte o que eu faço da vida, isso é banal, é triste, é comum. Queira saber o que me faz feliz, meu ponto fraco pras cócegas. Não pergunte o que me dá dinheiro, porque este é o menor dos meus sucessos. Esqueça meu nome verdadeiro, se eu venho sempre aqui, se estou gostando da música. Agir sem naturalidade é o seu maior fracasso.
Se é mesmo importante que eu responda as perguntas que tanto desprezo, se definir o que sou vai te fazer mais feliz, se quer mesmo saber de mim, comece pelas entrelinhas. Pelo não dito. Pelo movimento dos cílios e as pupilas dilatadas, os olhos nervosos que não se fixam, o modo de apoiar o peso do corpo em uma das pernas e me preocupar com o cabelo. Olhe para as mãos que não sabem repousar e a voz que desafina. Por favor, sou tão ridiculamente fácil de decifrar e ainda insistem em seguir pelo caminho errado. Exponho-me tanto e ainda querem uma cartilha.
E fazem isso porque amam de relance, querem no momento e só por desafio. Porque têm preguiça ou medo de cumplicidade e acreditam perder a noite se optarem por se apaixonar pelo próprio ego. Porque perdem oportunidades de se calarem quando é papel dos olhos falar.
É por isso que eu estou sozinha nesse mundo de luzes e pessoas. É por isso que eu saio de casa e minha roupa não precisa agradar ninguém além de mim. Porque não deixo o calor da minha rotina pra ser prenda em vitrine.
O que eu sou não lhe diz respeito, em parte nenhuma lhe toca. Mas se quiser mesmo saber de mim, experimente não me perguntar. E talvez assim desperte minha vontade de contar."
Ser racional, pra mim, sempre foi e é difícil, porque eu não sei pensar sem sentir e quando sinto percebo que pensar não é mesmo tarefa do coração. Coração foi feito pra sentir. Não quero saber se tem razão, quero saber se tem coração. E coração se alimenta de amor, não de razão. Coração desata nós e transforma em laços.
[Fernanda Barcellos]
"No momento em que minha língua adormeceu de tanta poesia, meus gestos lhe explicaram que existem pessoas que ainda acreditam, sentem, deitam na grama, enlouquecem, caminham sem rumo, abraçam, se importam. Existe o sempre amar. E enquanto for assim, vale a pena estar vivo. A vida. Essa vida em todas as cores-dores-energias-sinceras."
(Jaya Magalhães)
"Estou em uma fase nova da minha vida. Um novo ciclo. Estou mais madura. Mais humana. Mais mulher. Sei muito mais o que eu quero e, principalmente, o que eu não quero em minha vida. Sei identificar as amizades que quero levar pra vida toda das que são só de alguns momentos. Sei quando uma pessoa vai marcar a minha vida e não apenas passar por ela. Estou mais confiante. Mais corajosa. Embora as decepções sejam várias. Devemos esperar e não agir por impulso!"
(Caio F. A.)