"Só preciso de alguns abraços queridos, a companhia suave, bate-papos que me façam sorrir, algum nível de embriaguez e a sincronicidade."
Caio Fernando Abreu
"Só preciso de alguns abraços queridos, a companhia suave, bate-papos que me façam sorrir, algum nível de embriaguez e a sincronicidade."
Caio Fernando Abreu
"Eu tinha certeza que não sabia mais como eram essas coisas do coração. Eu tava bem, juro. Dormia pensando em ninguém e acordava apaixonado mais ainda por mais ninguém. Que troço estranho esse de se apaixonar. Que coisa mais engraçada essa de mudar a respiração, só de respirar o mesmo ar." (Matheus Rocha)
As pessoas não se apaixonam muito hoje em dia. Elas preferem estudar, ganhar dinheiro e viver outras experiências. Faça uma enquete rápida e concluirá que quase ninguém crê no amor. Quando mais você sabe da vida, menos você se apaixona. A paixão nasce da ignorância: quanto menos sei sobre você, e mais eu quero saber, mais vulnerável eu fico. Só que atualmente ninguém mais quer saber de ninguém, além de si mesmo. Todos uns cínicos.
Gabito Nunes
Desabotoe do peito a armadura, livrando o coração do medo de "não dar em nada". Descole da pele a densidade daquilo que nunca foi. Se entregue a insensatez dos sentimentos, para que o amor, mesmo distraído, lhe reconheça... Lembre-se: É preciso estar disponível para que algo de bom aconteça e se constitua como verdade. Por quê? Porque nada existe de fato, sem antes ser só uma condição de possibilidade. É o que acontece com o amor, que antes de ser amor, na sua inteireza e complexidade, é só uma vontade.
(Erica Gaião)
Abra o coração. Estique o sorriso. Caminhe de mãos dadas. Enrole os braços em alguém. Coloque o coração pra perdoar. Diga palavras felizes ao acordar. Chore toda mágoa. Chore o mar inteiro. Balance uma criança.
Quando se pensa no futuro portas devem ser abertas por dentro, ficar brilhante. Hoje não é dia de arrumar as memórias. Hoje é o dia de começar de novo. Sonhar de novo.
(Vanessa Leonardi)
Que possamos continuar sonhando.
E que nem todos os nossos sonhos se realizem.
Alguns precisam resistir e continuar a ser sonhos,
pra que tenhamos sempre algo que buscar.
Pra que tenhamos sempre um horizonte,
Incógnito, incerto, desejável...
Um horizonte distante o suficiente
para alimentar em nós o desejo de caminhar.
O desejo de caminhar muitos e muitos passos...
Que alguns de nossos sonhos se percam pelo caminho!
Para que nos surja a ideia de substituí-los,
e para que possamos pensar na efemeridade
das coisas, da vida, e dos próprios sonhos.
Que tenhamos sonhos possíveis
e – alguns – sonhos irrealizáveis.
E que assim possamos experimentar
o sucesso e o sofrimento na medida certa.
Que eles sejam honestos com nosso coração.
Que eles sejam, realmente,
OS NOSSOS SONHOS...
(Poesia Adolescente)
Porque nos últimos dias meu sorriso passa mais tempo deitado no meu rosto do que antes, ele chega, tira os sapatos, esquece das horas e se esparrama aqui... Meus olhos brilham mais do que antes, estrelinhas que estavam escondidas lá no fundo abriram minhas cortinas castanhas pra te ver... e brilham carinho. Meu coração canta mais bonito agora, canção de amor baixinho, afinadinho, no ritmo de nós dois. O sol brilha mais do que antes e aquece esse querer que cresce... e cresce... e cresce. Tudo melhor do que antes. Porque agora tem uma mão abraçando a minha, tem um sorriso sentado num rosto bonito esperando pelo meu, dois olhinhos que refletem o brilho que vem das minhas estrelas e um coração que canta junto. Bem melhor agora... melhor e muito mais feliz.
(Karla Thayse Mendes - ♥)
Não tenha medo, amor! Pega a esperança pela mão, firma os pés no chão e vai. A vida não é feita de certezas. A vida é composta por condições de possibilidades. É no 'não-saber' que reside toda a sua magia. E é justamente por 'não-saber' que a gente continua, movidos apenas pelo desejo de conhecer o destino - incerto - do nosso próximo passo. Se a nós coubesse a certeza absoluta, não arriscaríamos. Arriscar é o jeito mais bonito de viver!
{Erica Gaião}
Os ponteiros acusam: a hora escorre pelos dedos. A terra gira mais rápido. As folhinhas do calendário viram depressa demais. Quando percebemos, no meio do caos que nos rodeia, estamos no meio de um plano inacabado, com a ansiedade no colo (e uma lista interminável de insatisfação nas mãos). O resultado? Ansiedade! E uma aflição no peito que não nos deixa parar...
Queremos ser mais rápidos. Mais produtivos. Mais felizes. Mais jovens. Mais conectados. QUEREMOS SER MAIS SEMPRE.
(Fernanda Mello)
No amor, em algum momento, você terá que ser ingênuo e acreditar. Terá que largar uma vida, refazer sua vida. Terá que abandonar a filosofia pessimista, a inteligência solteira do botequim e se declarar apaixonado. Terá que ser incoerente, contradizer fundamentos inegociáveis. Terá que rasgar a certidão negativa, a proteção bancária, os manifestos de aversão ao casamento e filhos.
Não dá para ser esperto sempre. Não dá para ser experiente sempre."
Fabrício Carpinejar
"Independência nada mais é do que ter poder de escolha. Conceder-se a liberdade de ir e vir, atendendo suas necessidades e vontades próprias, mas sem dispensar a magia de se viver um grande amor. Independência não é sinônimo de solidão. É sinônimo de honestidade: estou onde quero, com quem quero, porque quero."
(Martha Medeiros)
"A gente precisa é de um instante que cuide bem da gente, de um amor que mereça o nosso fôlego, de um olhar desbocado que não se desvie por pouco e diga pra que veio."
(Priscila Rôde)
Quando duas almas dispostas se encontram, não há porquês carregados de “muito cedo” ou “tarde demais”. Há apenas o momento em que duas almas dispostas se encontram e enfeitam o improvável instante com alguns punhados de possibilidades. Afinal de contas, permitir - se é tornar - se possível, dentro de alguém.
Priscila Rôde
“E, por último (agora, sim, encerrando), risque do seu Aurélio a palavra perfeição. O dicionário das mulheres interessantes inclui fragilidades, inseguranças, limites. Pare de brigar com você mesma para ser a mãe perfeita, a dona de casa impecável, a profissional que sabe tudo, a esposa nota mil. Acima de tudo, elimine de sua vida o desgaste que é tentar ter coxas sem celulite, rosto sem rugas, cabelos que não arrepiam, bumbum que encara qualquer biquíni. Mulheres reais são mulheres imperfeitas. E mulheres que se aceitam como imperfeitas são mulheres livres. Viver não é (e nunca foi) fácil, mas, quando se elimina o excesso de peso da bagagem (e a busca da perfeição pesa toneladas), a tão sonhada felicidade fica muito mais possível.”
(Leila Ferreira)
O desejo de ser mais livre é forte, o medo de sair da situação conhecida, por pior que ela seja, pode ser maior ainda. Para nos organizarmos precisamos desmontar, refazer esse enigma nosso e descobrir qual é, afinal, o projeto de cada um de nós."
(Lya Luft)
Sabe, quando a gente tem vontade de encontrar
A novidade de uma pessoa
Quando o tempo passa rápido
Quando você está ao lado dessa pessoa
Quando dá vontade de ficar nos braços dela
E nunca mais sair
Sabe, quando a felicidade invade
Quando pensa na imagem da pessoa
Quando lembra que seus lábios encontraram
Outros lábios de uma pessoa
E o beijo esperado ainda está molhado
E guardado ali
Em sua boca
Que se abre e sorri feliz
Quando fala o nome daquela pessoa
Quando quer beijar de novo e muito
Os lábios desejados da sua pessoa
Quando quer que acabe logo a viagem
Que levou ela pra longe daqui
Sabe, quando passa a nuvem brasa
Abre o corpo, sopro do ar que traz essa pessoa
Quando quer ali deitar, se alimentar
E entregar seu corpo pra pessoa
Quando pensa porque não disse a verdade
É que eu queria que ela estivesse aqui
Sabe, quando a felicidade invade,
Quando pensa na imagem da pessoa.
Quando lembra que seus lábios encontraram
Outros lábios de uma pessoa.
E o beijo esperado ainda está molhado
E guardado ali,
Em sua boca.
Que se abre e sorri feliz
Quando fala o nome daquela pessoa
Quando pensa porque não disse a verdade
É que eu queria que ela estivesse aqui
Sei,
Eu sei.
A vida lá fora grita alto esperando respostas rápidas. Esperando decisões que já deveriam ter sido tomadas, há um bom tempo. Na verdade, as decisões já foram tomadas, as escolhas foram feitas. Escolhas difíceis, escolhas que transformam nossas vidas, virando-as de cabeça para baixo de um jeito extremamente brusco. Não é segredo para ninguém, que a vida é feita de escolhas. Desde qual vestido usar, até qual caminho seguir.
Mas, também não é segredo para ninguém que essas escolhas de fáceis não tem nada, e são capazes de nos fazer perder o sono por muitas noites. Com ou sem olheiras, decisões são tomadas. Para onde ir, com quem ir, qual caminho seguir.
Na vida sempre temos escolhas para fazer, sempre temos que decidir por qual caminho seguir. Nesse mar de incertezas, muitas vezes acabamos por nos precipitar. Muitas vezes acabamos tomando as decisões erradas. Decisões erradas, também fazem parte da vida. É aquela velha história de vivendo e aprendendo e todo aquele blábláblá que todo mundo sabe muito bem de cor e salteado. O mais incrível de tudo isso, é que ao longo do tempo percebemos que esses clichês são certeiros.
Vivemos, erramos e alguns aprendem. Fazemos escolhas precipitadas, voltamos atrás e seguimos outro caminho. O caminho certo agora. Mas, logo a nossa frente, outras decisões devem ser tomadas. Outros caminhos devem ser trilhados. Outros erros são cometidos e novamente voltamos ao ponto de partida, começando tudo de novo. E de novo. Voltamos ao ponto de partida quantas vezes for necessário voltar. Voltamos para poder acertar dessa vez, voltamos para poder tentar acertar.
Nem todos são providos de tanta coragem para recomeçar. Sim, é necessário ter muita, mas muita coragem para recomeçar. Coragem para assumir que errou, coragem para dar alguns passos para trás, com a esperança de logo a seguir poder correr uma marota a frente. Não há bola nenhuma bola de cristal mágica, não há como saber qual o caminho certo que devemos trilhar. Apenas há a vontade de acertar, a coragem de voltar atrás e a esperança de que no final tudo irá dar certo.
- Duda Almeida.
As muralhas que precisam cair em nossas vidas não estão fora, não vieram prontas de algum lugar para nos cercar: nós mesmos que as construímos ao redor de nós na medida em que damos mais espaço para o medo, lugar a insegurança, acreditamos no fracasso, anulamos novas tentativas... Esses "tijolinhos" um dia se tornam fortes e ao invés de nos proteger, acabam nos isolando. Construir se torna fácil, mas graças a Deus que os recomeços podem começar a qualquer hora, inclusive quando a tarefa é desconstruir.
Cáh Morandi
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.
Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."
(Eduardo Galeano)
'E a poesia acontece quando abraçamos qualquer coisa sem demora, com a alma desnuda, com os olhos desprovidos de ontes, sem mas nem porquês.'
[Priscila Rôde]