Felizes os que se entregam ao amor sem medo de perder tudo. Bem-aventurados os que se entregam e não perdem nada.
Carolina Augusta
Felizes os que se entregam ao amor sem medo de perder tudo. Bem-aventurados os que se entregam e não perdem nada.
Carolina Augusta
"Sempre mudando. Mudanças que eu mesma vou fazendo, por isso é difícil, às vezes dá vontade de chorar. Olhando para trás e andando para frente, tropeçando de vez em quando, inventando moda. é que eu também sou inventora, inventando todo dia um jeito novo de viver."
- Ana Maria Machado in Bisa Bia, Bisa Bel.
Eu pedi ao tempo para aquietar a saudade, e adormecer a vontade de você.
Eu coloquei nas mãos dos dias a responsabilidade de me fazer esquecer.
Distraí pensamentos, inventei novos amores, fingi que acabou.
Demorei pra perceber que não se pode enganar o amor...
E o meu 'nunca mais' só durou até ver o seu sorriso de novo.
Karla Tabalipa
Por que você ainda me deixa tão confusa? Depois de tanto tempo, tava tão claro pra mim que o encanto havia se acabado, e você chega assim, tão leve, tão lindo, tão meu. Ahh, que bagunça que tu fez agora, não sei pra onde ir, nem se devo ir. Mas te ver me fez sorrir. Me fez feliz. Me fez acreditar que ainda há muitos capítulos a serem escritos nessa história..
(Vitorino L.)
Derrubei todas as minhas paredes
pra dar lugar a mais janelas.
Quero que meus olhos alcancem além do que há aqui.
É muita luz pra pouco cômodo.
E eu sofro com o (in)comodo
Desse espaço que faz falta em mim!
[Fernanda Gaona]
Tem coisas que a gente combina e termina com: ”Então tá.” Mas esse negócio chamado amor é estranho, nunca vira: “Então tá.” É que antes de estar, tem sempre que transformar, mesmo que a transformação seja em mais e mais amor. Hum, ai fico com cara de boba: “Né não?”.
Denise Portes
Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.
(Charles Dickens)
No fundo, alguma coisa me diz que vai dar tudo certo.
Que os caminhos são tortos mas a chegada é certa.
Que há coisas bonitas esperando lá na frente, se a gente acredita.
E eu acredito! Vivo de acreditar.
E acredito, que o que importa mesmo, não são as pedras que encontro pelo caminho,
mas sim, as flores, que carrego comigo. Dentro do coração.
Monalisa Macedo
Se for me levar, que seja toda, pacote completo: qualidades, imperfeições e todo o resto. Não sou fragmentada, sou inteira, embora eu seja tanto errada. Se gostar de mim, que seja assim: inclusive e apesar dos defeitos que tenho. Como todo e bom ser da espécie humana, também tenho os meus dias ruins, os meus bad hair days. Dias em que o sol teima em não sair, dias de choro fácil e riso emprestado, dias em que as esquisitices me roubam a poesia e a impaciência vence a batalha contra a crença. E eu tenho medo de não ser quem sou – mais do que ser – pelo tanto que me desconheço. A minha inquietude mora no acaso e o conforto na certeza. Portanto, se for me levar, que seja toda, pois cansei de me desencontrar.
(Gabriela Castro)
Parabéns para você, que dia a dia aprende mais sobre você mesma. Que erra para aprender. Que é forte o suficiente para seguir em frente – sem lamúrias, mas com maturidade e sensatez. Que de vez em quando esquece a própria idade e o juízo em algum canto. E depois acha, como mágica. Parabéns para você, que tem um sonho. Que não desiste, apesar do que falam. Que não se abala, apesar do medo. Que sente uma fraqueza interna, mas caminha com passos firmes. Que fica tonta, mas não desmaia. Que apesar de cada pedra no caminho, corre. Que reclama dos problemas, mas entende que a vida é feita deles. Que tenta entender o defeito alheio – e procura perceber os seus.
Clarissa Corrêa
"O que te falta? Falta tu mesma se convencer do que te falo com certeza. Tu merece alguém que abra os olhos diariamente e pense: 'cara, eu tô com ela, eu sou o namorado dela!'. Que goste da tua boca, do teu ombro, do te cabelo bagunçado, do eu calcanhar, da tua cintura, das tuas mãos, do cheiro da tua pele, das sardas do teu rosto. E isso vai acontecer naturalmente ao você se dar conta de que tu é bonita, no âmago e na lata. Eu acho, teu ginecologista também, o colega de trabalho assina embaixo. Um dia serás o amor da vida de alguém, do jeitinho que tu é. Falta tu. Acorde hoje e repita: 'eu sou bonita'."
Gabito Nunes
Já não falta mais tanto….
Julia F.
Faça o seu momento valer à pena e virar uma linda lembrança.
São as lembranças que nos fazem ter a certeza que não vivemos inutilmente.
Não deixe para viver amanhã.
Viva sempre. Viva o hoje. Viva cada segundo.
Transborde de paixão pela vida.
Aline Teles
Não há nada que nos dê mais segurança emocional do que não “precisar” dos outros, e sim contar com os outros para aquilo em que eles são insubstituíveis: companhia, sexo, risadas, amizade, conforto. Ficar amarrado à vida alheia faz você viver menos a sua.
Martha Medeiros
Li outro dia que amar é igual brincar de Amarelinha. Entre o Céu e o Inferno existem apenas alguns passos. Acho que é verdade. Quando o assunto é vida a dois, tudo depende se você vai acertar – ou não – a casa certa. Diariamente. É um trabalhinho lindo e complicado. Dividir a casa, comida e a roupa lavada. Dividir amor, décimo terceiro, sonhos, garagem e banheiro. Dividir as gavetas daquele closet pequeno demais. Dividir os medos. Dividir os silêncios. As realidades. Guardar pequenos segredos. Pensamentos. E tristezas mal-resolvidas. Ninguém é feliz o tempo inteiro. Mesmo porque conviver é difícil e dividir contas e ansiedades não tem nada de poesia. Mas tudo na vida é escolha. E aprendizado. Cada um escreve à sua maneira e tem alguém por aí que pode ser capítulo. Ou introdução. Depende do espaço que você dá. E de como alguém vai escrever história em você.
Por isso resolvi: quero um armário grande no meu apartamento.
Para dividir espaços (e novas linhas)...
Fernanda Mello
Eles não estavam trocando juras de amor, não andavam de mãos dadas, nem se chamavam por nomes infantis. Não tinha pieguice romântica ali. Mas foi a cena mais doce que eu vi: dois olhares se encontrando. Não só se encontrando: se confortando, se sabendo, se completando. Eu notei que eles eram algo além de amigos, que se desejavam e se protegiam, e foi só pela cumplicidade dos olhos, que deixavam de ser dois e se enlaçavam quatro.
[Verônica H.]
Algumas pessoas escolhem ser livre. Outras não tem chance de escolha, apenas são. E nunca mudam, mesmo que queiram.
Gabito Nunes
Tenho medo. É, medo. Você não entende. Eu sei. Tenho medo que essa falta que eu sinto seja saudade mesmo. Medo que você chegue de novo e me mostre tudo que eu quero ver, medo que você me abrace e me falte o ar. Medo que você quebre minhas costelas, minhas pernas e o gelo do meu coração. Eu tenho medo, você entende? Medo que você supere minhas expectativas e seja realmente aquilo que eu penso que é. Medo que você diga aquelas palavrinhas mágicas e me tire do meu mundo. Tenho medo de deixar de ser eu, medo de ser você, medo que você me faça ser alguma coisa que ame e queira e sonhe muito. Medo de ser alguma coisa que ando fugindo de ser.
Aí eu me escondo aqui, nessa armadura. Me faço de forte, finjo que não ligo. Mas, você sabe. Sou medrosa. Você entende? Não. Eu sei. Eu só tenho medo, medo dos meus sentimentos. Medo de dizer o que sinto, medo do que sinto. Eu me escondo aqui e você me acha. Tenho medo de me perder, medo de não te encontrar. Medo de te encontrar. Tenho medo disso - esse nó, essa saudade, esse tumulto, esse frio, essa insônia – isso tudo, sabe, tenho medo disso tudo ser amor.
(Simone de Oliveira)
Eu queria ser chantageado pelo implacável amor verdadeiro, e ser obrigado a viver uma história de verdade.
Gabito Nunes
Porque ela aprendeu com a vida que ser feliz é mais fácil, então ela não dá voz ao choro e aos maus pensamentos. Desobedece a tristeza dez vezes ao dia. E não pensa duas vezes antes de colocar um sorriso no rosto."
(Cris Carvalho)
Lembranças e expectativas disputam o melhor lugar dentro de mim.
Ambas querem ocupar cada pedaço, marcar território, prevalecer.
É duro ter que organizar cada cantinho, arquivar o que não faz mais sentido e permitir que fiquem livres as ilusões que merecem uma chance.
O espaço que existe dentro de nós é terra de ninguém.
Quem dera houvesse um meio de criar o modelo ideal e determinar o lugar certo para cada sentimento. Garantir que ninguém se mova além do permitido. Às vezes as vontades se atropelam, as histórias se acumulam e o espaço fica pequeno demais para abrigar tanta coisa.
Volta e meio o passada cobra minhas escolhas e o futuro me testa; quer ver se tenho habilidade para me reinventar. Peno para acalmar os ânimos de tantas sensações amontoadas.
Dou meu jeito. Ajeito. Acredito: sempre há um jeito!
Fernanda Gaona
"Ninguém escolhe quem deve amar. Amor vem como vento, invade o olhar, a pele, o coração. Instala no peito e toma conta da cabeça, da vida. Muda o foco. Passada a paixão avassaladora se transforma e vira amor. Ouro conquistado em convivência, cumplicidade. É um diamante o companheirismo. Deixa a vida colorida. Enche de esperança o sentir. Quem tem um amor de verdade. Ganhou da vida um brilhante. É preciso reconhecer e zelar. Pois não é qualquer pessoa. Que o amor elege para amar."
(Denise Portes)
Que a vida saiba me carregar com mais leveza, sem tantos sustos e perdas. Que ela me olhe com olhos de amor, com cuidado e paciência, pois estou aqui para aprender, e nem sempre acerto. Que eu saiba me perdoar pelos meus erros.
Que assim seja!
[Fê Barcellos]
Você sabe quantas almas um sorriso salva, ou quanta vida há num suspiro, ou quanta saudade existe entre uma batida e outra de coração? É muita vida para se viver e eu não posso partir de mim porque, apesar de finita, sou imensa. E eu não tenho tempo para ir embora, pois tem muitos lugares em mim esperando para serem habitados. Tem muita coisa ainda para se desvendar e se iluminar, antes de tudo, antes do resto. Tem tanta lucidez e loucura esperando para preceder muitos sorrisos, que ainda não experimentei. Eu só preciso aprender a ser a minha melhor companhia, sendo assim, vou bem.
Gabriela Castro
Façamos valer todas as nossas motivações, as mais risonhas; essas que recebemos como um oásis em meio ao deserto, o abraço no tempo certo, a bendita palavra que reaviva sonhos.
Um destino? O meu sorriso!
Pois não há tempo perdido quando o que importa é ser feliz.
(Patrícia Costa)
Quando menos se espera, surge um ponto de luz chamado esperança, mostrando para você que o mundo ainda não está perdido. Sua vida ainda vale a pena.
Gabriela S. Santarosa
Eu digo que os maiores otimistas são aqueles que,
apesar do que vivem ou observam,
continuam apostando na vida, trabalhando,
cultivando afetos e tendo projetos.
[Lya Luft]
Vida que segue.
Oportunidades que não voltam mais.
Lembranças que ficam.
Algumas, não se esquecem jamais.
(Patrícia Costa)
"As decisões mais importantes de uma vida acontecem num lampejo."
(Claudia Nina in: Esquecer-te de mim. Ed. Babel, página 100)
Um recomeço é sempre difícil, mas recomeçar faz parte do ciclo da vida. Tudo vem e tudo vai. Nossas dúvidas são traiçoeiras, nos enganam tão sutilmente só pra no fim mostrar que aquilo era o errado ou que não era totalmente a melhor escolha a tomar. Nunca concordei com aquela história de que os sábios aprendem com os erros dos outros. Isso é conversa de quem não entende nada de pessoas, de mundo, de sentimentos. A gente só aprende errando, o porquê disso eu não sei, mas sei que o mais sábio já errou muito na vida. E é aquele que ainda erra muitas vezes porque não tem medo de tentar, nem de viver.
Errar talvez seja o mesmo que arriscar! Então erre, arrisque e recomece sempre que te der aquela vontade. E se esse não foi o caminho certo, volte! Mas volte logo, volte correndo, volte eufórico! A vida não te dá tempo para lamentações!
Então erre, é isso mesmo: erre! Faça mais do que viver, sinta-se vivo!
Simone Oliveira
A vida muitas vezes parece girar em círculos só pra mostrar que independente da volta, o caminho sempre começa e termina em você mesmo.
Fernanda Gaona
É tempo de se libertar daquilo que nos prende, daquilo que nos sufoca. É tempo de arrastar os móveis, limpar a casa, tirar a poeira das coisas que ainda nos serve e jogar fora as coisas que já não tem mais utilidade. É tempo de liberdade.
Maíra Cintra