“Chega de reclamar: abra o coração, a mente e descomplique."
Clarissa Corrêa
Você acha que o tempo cura tudo, mais o único trabalho dele, é passar.
É VOCÊ que cresce e aprende a superar suas dores.
(Érika Santos)
Eu e essa minha vontade estranha de querer
voltar no tempo e dar respostas diferentes.
- Mairá Katarinna
Existem pessoas frágeis, mas sexo frágil, esqueça. As mulheres nunca estiveram tão fortes, decididas, abusadas até. O que é saudável: quem não busca corajosamente sua independência acaba sobrando e vivendo de queixas. Uma sociedade de homens e mulheres que prezam sua liberdade e atingem seus objetivos é um lugar mais saudável para se viver. Realização provoca alegria.
(Martha Medeiros)
"Quando deixamos de fazer tudo em função do que as outras pessoas dizem e pensam ao nosso respeito a vida se torna divertida e prazerosa de viver. Os ventos sopram ao nosso favor. As coisas começam a dar certo, em todos os sentidos.. e ai você descobre que a vida é muito rara pra se perder tempo com pessoas e situações tão mesquinhas. Ando vivendo muito, amando muito , amando como se não houvesse frustrações e sorrindo como se não houvessem criticas..
Admirando as pessoas ,admirando as certas, absorvendo o que elas tem de cru e belo para me ensinar. Sem pensar em criticas, certo ou errado..Me entregando nas menores coisas e fazendo valer o dia anterior! ;) "
[Pathy Oliveira]
"Esqueci a tal exatidão. Dar nome aos bois, colocar os pingos nos "is", bater de frente. Tirei férias disso tudo. Se algum desaforo bater à minha porta, não atendo. Canto ciranda, enfeito minhas tranças, converso com a esperança. Perdi minha mala carregada de ressentimentos na estrada do sossego. Mudei a rota, arranquei as portas que aprisionavam meu sorriso. Me perdi do tempo. Me encontrei em mim."
(Renata Fagundes)
E não sei se você entende, se você sente que eu ando complicando demais minhas escolhas, que de tão inusitadas e bobas, me fazem de qualquer coisa. Então acabo leve. Breve. E carrego no rosto um sorriso quase derradeiro. Deixando passar, duro só o bastante. E aquele instante que poderia ter parado ali pra todo mundo ver, fica atrás de mim, longe de tudo.
Acho que é por isso que alguns encontros vivem partindo. É que às vezes custa muito agarrar um caminho no colo e decorar todos os tetos de sonhos quando o agora não tem a intenção de morar.
Priscila Rôde
"(...) Quando tive que colocar ação nas minhas palavras, descobri que a nossa crença deve ser renovada diariamente e que não vivemos apenas do acaso. Mesmo que você tenha encontrado seu grande amor na esquina de uma rua qualquer, foi preciso que você andasse até lá, mesmo que você tenha conseguido o emprego que almejou, foi preciso que alguém te indicasse ou que estudasse o suficiente para tê-lo. Mesmo que você tenha perdido um ente muito querido e não consiga ver possibilidade de restauração desta perda, existem outras pessoas nascendo no mundo e que vão cumprir sua missão nesta existência dentro do tempo concedido a cada um."
(Marla de Queiroz)
"Se eu sinto e me faz bem, levo comigo.
Não me importa a explicação que fica pendente, ninguém precisa explicar nada.
A frase, o livro, o filme, as dores, a estrela, a risada, o choro, a amizade, a fé.
Guardo tudo, zelo pelos sentimentos mais ricos e doces."
(Juliana Sfair)
Ingênua com pose de esperta
Delicada com ar de grosseira
Sensível com jeito de durona
vai entender (...)
(Vanessa Mendes)
Fico besta com quem perde a compostura por não gostar de algo ou alguém: tão mais simples desconectar. Não ouça, não leia, não prestigie. Dê atenção ao que tem sintonia com você. E toque sua vida, sem agredir.
Martha Medeiros
E não deixo de acreditar que à medida que permitimos o nosso olhar mais sincero, todas as coisas boas se manifestam ao nosso redor.
(Kamila Behling)
“A gente precisa, com urgência, deixar o egoísmo de lado. Olhar para a vida e enxergar o que está ao nosso redor de fato. Sem véu, sem máscara, sem make up. Olhar nu, olhar cru, olhar limpo. E entender que a luta é diária. Que nem sempre é fácil viver. Que tropeços virão, sim. Que apesar de tudo vale a pena. E que a gente não precisa aprender da forma mais difícil e dolorosa.”
(Clarissa Corrêa)
Já não consigo dar passos tão largos.
Eu ando desesperançado com as novas canções
que duram pouco e repetem sempre a mesma letra.
[Gabito Nunes]
Eu coleciono delicadezas.
Guardo sorrisos, palavras, abraços, afagos.
Todas essas pequenezas que iluminam o coração da gente. Todas essas lindezas que nos
acariciam a alma.
E trago-as sempre bem guardadas, num baú de coisas lindas que eu chamo de coração.
(Monalisa Macedo)
"... Sejamos menos vazios, por favor. Se preencham de vocês mesmos e, sobretudo, de tudo que lhes for acessível. Leia tudo que puder, até bula de remédio. Faz um bem incrível, é um conhecimento adquirido. Na próxima dor você já saberá o que tomar por exemplo. Oh, Mude seus hábitos e, sobretudo, selecione as pessoas que te cercam. Queria menos pessoas vazias, ou preencha as que você quiser por perto.
Conversem mais, mas, conversas de conteúdo. Falem sobre a última coleção da moda, mas também discutam o que vocês sentem ai dentro dos corações. Há uns dias percebi que crescer é esfriar, mas, esfriar não é se tornar pedra de gelo, é só não ser sempre água fervendo. Esperem menos dos outros e mais de vocês. Não fiquem pensando que a vida é só dias de sol e amigos para beber. Lembra que daqui a várias décadas, as histórias que você vai ter para contar aos netos (ou para alguém, ou as histórias que você lembrar), podem não ser as mais loucas, mas, que sejam as mais sinceras e com sentimentos mais vorazmente verdadeiros."
(Matheus Rocha)
"Basta um olhar para que eu sinta.
Amar só vale a pena quando o olho ainda brilha."
Carolina Salcides
Na verdade a vida só vale a pena quando o olho ainda brilha… (Julia F.)
Se for me levar, que seja toda, pacote completo: qualidades, imperfeições e todo o resto. Não sou fragmentada, sou inteira, embora eu seja tanto errada. Se gostar de mim, que seja assim: inclusive e apesar dos defeitos que tenho. Como todo e bom ser da espécie humana, também tenho os meus dias ruins, os meus bad hair days. Dias em que o sol teima em não sair, dias de choro fácil e riso emprestado, dias em que as esquisitices me roubam a poesia e a impaciência vence a batalha contra a crença. E eu tenho medo de não ser quem sou – mais do que ser – pelo tanto que me desconheço. A minha inquietude mora no acaso e o conforto na certeza. Portanto, se for me levar, que seja toda, pois cansei de me desencontrar.
(Gabriela Castro)
Toda emoção é inconstante, toda paixão é bipolar. Tudo é mistério, tudo é instável, e sorte de quem aprende a se equilibrar nessa gangorra.
Martha Medeiros
"Talvez eu seja um pouco de tudo que já li. Um pouco de tudo que meu olhar já aprendeu do mundo. Um pouco das belas músicas. Um pouco daqueles que me são queridos. Um pouco de múltiplos sentimentos e algumas fraquezas. Talvez eu seja um pouco do que você deixou em mim, mas em essência, o muito da minha essência, é algo delicado e misterioso…"
(Rubem Alves)
Quando reviramos o passado, relembramos nossa história e percebemos que, nada mais, dói dentro da gente, quando olhamos para as lembranças sem receio algum de jogá-las fora, é que enfim, percebemos que a vida passou e o tempo tratou, mesmo, de curar todas as feridas.
E então, descobrimos nossas asas.
Nos aprontamos para viver e alçar voo.
Largamos do casulo, que se chama passado, e voamos para (vi)ver, o agora e o futuro.
(Monalisa Macedo)
Hoje eu vou dar o braço a torcer. Sem ais nem uis. Mas com um sorriso gigante estampado na cara. É assim. Às vezes a vida nos prega peças inesperadas. E o que é melhor: nos mostra um jeito novo de caminhar. (Ou um caminho diferente a seguir).
[Fernanda Mello]
“Aprendi que minhas delicadezas nem sempre são suficientes, para despertar a suavidade alheia.”
Caio F. Abreu
Há momentos em que o coração da gente grita...só que a gente prefere não ouvir. Tapamos os ouvidos, fechamos os olhos e seguimos pelo caminho errado ao lado da pessoa errada. Mas chega uma hora que se torna necessário parar e escutar o que o coração está dizendo. Eu sei que abrir mão nem sempre é fácil, aliás, nunca é fácil. Desistir é tarefa árdua que exige coragem. E desistir é tarefa do coração, mais do que da razão. Porque só o coração sabe quando é a hora de pararmos, quando algo não está mais nos fazendo bem, nos fazendo feliz. Quando o sorriso diminui, o brilho nos olhos se apaga, e o coração aperta. Quando acaba o encantamento poucas coisas sobram e antes que não sobre mais nada, melhor ir embora deixando alguma lembrança boa...daquelas que quando fechamos os olhos lembramos e nos fazem sorrir.
[Fernanda Barcellos]
Tomara que a gente saiba o que fazer com as novas oportunidades. Que a gente saiba cuidar melhor do que é nosso e do que é do outro. Tomara que os motivos bons continuem e os ruins desapareçam. Que o amor prossiga sem ser interrompido pela obsessão. Que a paz continue insistindo. Que os bons não sejam corrompidos. Que as dores sejam passageiras e abraços sejam mais do que dois corpos se encostando. Tomara que o próximo ano seja diferente, e o próximo, e o próximo… E que eu não perca a sensibilidade para perceber quando já não dá mais, ainda que exista uma longa estrada pela frente, que eu não perca a percepção de que a caminhada terminou. E pra ser perfeito, que eu me ame mais e me torture menos.
Camila Heloíse
Recomeça… se puderes, sem angústia e sem pressa
e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade,
enquanto não alcances não descanses,
de nenhum fruto queiras só metade.
(Miguel Torga)
"— É pecado sonhar ?
— Não, Capitu. Nunca foi.
— Então por que essa divindade nos dá golpes tão fortes de realidade e parte nossos sonhos?
— Divindade não destrói sonhos, Capitu. Somos nós que ficamos esperando, ao invés de fazer acontecer."
Por Machado de Assis
"Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar."
Max Lucado
As coisas dão certo de dentro pra fora.
Quando encaramos a vida com sorriso de verdade, desses que vem da alma, e uma fé imensa, de quem acredita em felicidade plena.
Quando abrimos os olhos tendo a certeza de que o dia vai ser lindo, não há cara feia ou ofensa de quem nos quer mal, que apague o nosso brilho.
Hoje eu decidi ser feliz.
Desarmada de qualquer sentimento ruim.
E as mágoas? Ficaram lá no ontem.
Porque hoje eu acordei com a bandeira da paz, hasteada no peito.
Karla Tabalipa
A vida tem outonos.
São tempos em que, aos prenúncios de dias cinzentos,
nos sentimos mais carentes, mais desprotegidos.
Ansiosos pelas folhas novas da primavera,
nos tornamos mais vulneráveis e sensíveis.
Mas são também,
os dias em que provamos a nós mesmos
o quanto somos fortes.
(Poesia Adolescente)
"Então deve haver uma maneira de evoluir sem perder o direito de sentir. Crescer sem perder a esperança nas pessoas. E aprender isso sozinha é triste: torna todo o resultado inútil."
(Verônica Heiss)
Se a história não me agrada, preciso aprender a reescrevê-la até que se torne parecida com a ideia que passa pelo meu coração. O roteiro só muda quando eu assumo a minha responsabilidade por ele e me trabalho para ser capaz de modificá-lo.
Não adianta culpar o cenógrafo."
(Ana Jácomo)
"Quem acha que eu tô só, não sabe que eu sou milhares.
E, sendo tantas, quando não estou com pessoas de verdade, continuo bem acompanhada.
Só, é quem precisa de copos cheios, meias verdades e pessoas vazias pra ser feliz."
(Marcella Fernanda)
E uma hora a gente descobre que, qualquer hora, é hora de ser FELIZ.
E que já não importam as voltas, as quedas, o importante é continuar.
Felicidade, é questão de saber enxergar, de sentir, de ser.
(Monalisa Macêdo)
"Se é pra viver, vamos viver direito. Com conteúdo. Com sorriso na boca. E com mais paz no coração. [...]
Chegou a hora de agir. Troque o verbo, mude a frase, inverta a culpa. O sujeito da oração é você. A história é sua, mãos à obra! Melhore aquele capítulo, jogue fora o que não cabe mais, embole a tristeza, o medo, aceite seus erros, reescreva-se. Republique-se. Reinvente-se. E transforme-se na melhor edição feita de você."
(Fernanda Melo)
No final do túnel existe uma janela. Talvez você precise antes passar por uma sequência interminável de portas fechadas e treinar seus ouvidos para som da batida de cada uma delas, mas não deixe de caminhar. Eu sei que não tem a menor graça andar no escuro, e por não saber nada sobre o caminho, algumas vezes você irá tropeçar. Mas lembre-se, que é justamente essa coragem de andar por um lugar desconhecido e adquirir habilidade para se curar de cada tombo, que fará você começar a enxergar aos poucos frestas de luz. E pode não parecer, mas o som de cada porta se fechando um dia irá soar como música aos seus ouvidos. A canção de quem aprendeu a ler as esperas. De quem aceitou a partitura da fé e aprendeu a tocar as notas no momento adequado, na afinação de Deus.
Fernanda Gaona
"Sorrir não mata.
Viver não dói.
Abraçar não arde.
Beijar não fere.
Rir não machuca.
Você não tem motivos
para não tentar ser feliz."
(Jô Soares)
"Fui para vida vestindo meu melhor sorriso...
Definitivamente, algumas tristezas não me caem nada bem."
(Erick Tozzo)
"Quantas chances de viver loucuras memoráveis a gente desperdiça com essa mania besta de pensar?"
(Gabito Nunes)
A gente viveu, cresceu, aprendeu. Sofreu e riu. Mais saiu mais vivo.
Caio Fernando Abreu, in Cartas: A Nair de Abreu
Ultimamente tenho sido envolta por uma atmosfera de paz. De bem estar interior.
Aquela sensação que você carrega por dentro quando teus dias amanhecem azuis e os pensamentos limpos.
O poder deitar e dormir tranquila sem me lastimar ou me culpar por nada.
Já não me condeno por coisas que falei e foram mal interpretadas.
Não me entristeço por algumas pessoas terem saído de minha vida, sei que Deus as afastou em resposta a todas as minhas orações.
Não me abalo mais por fofocas e intrigas de quem não conhece metade do que sou.
Não fico mais chateada com pessoas que firmam disputas desnecessárias, como se a vida fosse uma eterna competição de bens e dotes.
Se alguém me xingar, sorrio.
Se alguém me desejar mal, desejo a paz no coração desta pessoa.
Se alguém me atirar pedras, lanço flores.
A minha vida anda boa demais para me importar com coisas que não me acrescentam, apenas me borram sorrisos.
.
.
.
[Paulinha Leite]
Cada vez que eu punha uma coisa de lado, com a disposição de me livrar dela, algo me incomodava profundamente. Havia uma dor ali, ou várias dores diferentes.
O nome desse sentimento inquietante é apego.
A gente se agarra às coisas, como se agarra às pessoas e às ideias. Na verdade está tudo entrelaçado. As coisas representam pessoas, que nos remetem a sentimentos e ideias. Ou representam sentimentos e ideias, que nos lembram de pessoas. Qualquer que seja a ordem, esse sentimento é um fardo. Tentando reformar e recomeçar, tentando reiniciar a vida, a gente percebe como é difícil deixar as coisas para trás. Inclusive os sonhos e os planos, por mais banais e genéricos que sejam.
A esperança de viver coisas espetaculares (mas indefinidas) no futuro impede que a gente se mova no presente. Ela leva, por exemplo, algumas pessoas a protelar indefinidamente relações afetivas duradouras. Elas não conseguem renunciar ao sonho de perfeição do conto de fadas ou abrir mão das possibilidades eróticas oferecidas por um planeta com seis bilhões de pessoas. Isso equivale à dificuldade de jogar fora um DVD que nunca foi visto. É apego pelo desconhecido.
Tenho a impressão de que esse sentimento pelo futuro é o maior obstáculo à mudança na nossa vida.
O passado é uma entidade com peso e qualidade definidos. Lidamos com ele todos os dias. Desapegar não é simples mas pode ser negociado, como sabem os analistas. Memórias podem ser reavaliadas, experiências podem ser diluídas no tempo. Podemos chegar à conclusão que sobreviveremos ao grande amor e ao grande trauma – e com alguma pesar, por um e por outro, somos capazes de enterrá-los em alguma medida.
O futuro é outra história. Nele residem todas as nossas expectativas. Depositamos neles nossas aspirações práticas e subjetivas. Em direção a ele arremessamos os nossos desejos não realizados, a redenção das nossas frustrações. No futuro encontra-se a pessoa que desejamos ser. A felicidade mora lá e nos assombra como um fantasma a cada minuto da nossa vida. Não saberíamos viver sem ela. Seria desumano.
É contra essa esperança enorme, avassaladora e perniciosa que temos de lutar todos os dias para tomar conta da nossa vida. Não basta olhar para trás e se livrar das coleções de pedras. Ou das roupas velhas. Para começar de novo, em qualquer idade, temos de jogar fora os sonhos embolorados e as ilusões. Precisamos nos livrar do futuro sem rosto que nos assombra.
É provável que a felicidade, como coisa duradoura, não exista. Mas, se ela pode ser encontrada em algum lugar, ainda que de forma fugidia, é no presente. Para enxergá-la, precisamos estar de olhos bem abertos, livres das sombras do passado e das luzes que cegam no futuro. Não é fácil, mas quem disse que a vida é simples?
(Ivan Martins)
"Que a mágoa não dure o tempo de abrir distâncias. Mas que dure o suficiente para aprendermos que nós também erramos. Que nossos silêncios não aprisionem nunca as nossas verdades, e se transformem em prece ao anoitecer."
(Camila Heloíse e Nayara Fernandes)