Às vezes
Deus acerta tanto
que a gente
nem sabe
como agradecer.
Flora Figueiredo
"A pessoa especial é aquela que vai despertar o melhor que existe em você: leveza, amor, calma, segurança, tranquilidade, tesão e paz. A pessoa especial de verdade nunca vai te tratar como qualquer outra. Essa é aquela que vale a pena, que te faz bem e torna-se inesquecível e insubstituível. É aquela que quando você lembra, você sorri. A pessoa que te marca com força é a que marca naturalmente sem força nenhuma..."
(Fernanda Estellita)
Existe algo nele que eu sempre vou amar. Existe algo em mim que me faz querer ser sempre dele. E, por mais que a gente fuja, essa coisa, isso que liga a gente, faz de novo a gente se encontrar.
(Simone de Oliveira)
Amor pra mim tem que ter cores, risos e sensações de imprevistos...
Tem que ter leveza de brisa... e urgências de tempestades...
Tem que ser mais, sempre mais e muito... tudo... sempre...
Tem que ter calor, humor, loucura... e redenção...
Muitas doses de coragem e cuidado, doçura e tempero...
Tem que ter você e eu...
[Yohana Sanfer]
Sem saltos de imaginação, ou sonhos, nós perdemos a excitação das possibilidades.
Sonhar, afinal de contas, é uma forma de planejar.
Gloria Steinem
Que o amor seja um motivo e não uma desculpa.
Que seja um encontro e nunca uma fuga.
Que seja a cura e jamais o que faz doer.
(Gabriela Castro)
É certo que as estradas são perigosas e a gente nunca sabe o que vem de lá. Mas cansara de ser sempre tão cautelosa e racional. Então tirou cinto de segurança que prendia seu coração e foi... Numa velocidade boa, nem tão devagar como antes, nem tão depressa, porque queria apreciar os segredos do caminho. Saiu ultrapassando todos os medos e saltando lombadas de incertezas. Sem saber pra onde nem quando chegar, só queria sentir o abraço do vento, sentir o gostinho doce de viver sem hora marcada pra chegar.
(Karla Thayse Mendes - 26/08/09)
O que revela nossa força não é sermos imbatíveis, incansáveis e invulneráveis. É a coragem de avançarmos, ainda que com medo. A vontade de viver, mesmo que já tenhamos morrido um pouco aqui e ali pelo caminho.
E a intenção de não desistirmos de nós mesmos, por maior que, ás vezes,seja a tentação.
São os gestos de gentileza e ternura,que somente os fortes conseguem ter.
(Ana Karolina Medeiros)
Tudo novo, novamente! Só que agora, com uma gama de aprendizados imprimindo relevância na construção da história, no começo do novo dia, na oportunidade concedida por Deus como um grande PRESENTE.
(Patricia Costa)
Com alguma melancolia concluo que as muitas experiências vividas nos deixam um pouco covardes. Essa expressão que popularmente chamam de pé atrás, no fundo, quer dizer vá - com - o - freio - de - mão - puxado. Só que eu nunca soube viver dessa maneira. Não sei ter reservas. Saio abrindo o jogo, falando das minhas casquinhas e arranhões. Tem gente que se esconde, eu me mostro. Não tenho o menor problema em admitir que dou ração para alguns medos. Pensando bem também alimento algumas fugas. Porque eu fujo sim, quem nunca fugiu? Eu fugia de mim o tempo inteiro. Só que me dei conta que cicatrizes sempre existirão e, acredite, algumas nem são tão ruins assim. São elas que nos moldam, nos fazem ser quem somos e, pode apostar, definem os nossos medos passados, presentes e futuros. São elas que diferenciam as pessoas. E algumas dão até um certo charme.
(Clarissa Corrêa)
"Todo o resto é muito mais vasto. É nossa porra-louquice, nossa ausência de certezas, nossos silêncios inquisidores, a pureza e a inocência que se mantêm vivas dentro de nós mas que ninguém percebe, só porque crescemos. A maturidade é um álibi frágil. Seguimos com uma alma de criança que finge saber direitinho tudo o que deve ser feito, mas que no fundo entende muito pouco sobre as engrenagens do mundo. Todo o resto é tudo que ninguém aplaude e ninguém vaia, porque ninguém vê."
Martha Medeiros in Todo o resto (Coisas da vida)
Incrível a habilidade que a vida ainda tem de transformar pequenos instantes em grandes momentos. Pequenas mudinhas de encontro em amigos sinceros que edificam tanto a alma da gente. Um pontinho de luz que acorda a noite. Uma voz que sussurra e que, mesmo tão distante, nos salva de tantos silêncios. Um fio resistente de esperança sustentando um bordado inteiro de sonhos. Esses abraços que, sem pedir licença, trazem encaixes perfeitos pro nosso tempo: a delicadeza atenta de quem persiste e a tão (quase) ausente paciência, que estica tanto os bons pensamentos.
Há quem tente encontrar novos milagres em territórios distantes, mas pra mim, não existe terra mais fértil que o coração da gente. Porque nos tempos de tantas lacunas e impossíveis, só mesmo as mãos de Deus para plantar tantos recomeços e mudar o rumo das tentativas.
Se quiser vir, que seja sem esse egoísmo tão “século-vinte-um” de trilhar caminhos pela metade, escapar pelos canteiros e me deixar falando pelos cantos.
Se for pra calar minha boca, vem.
Se for pra reescrever minha vida, vem.
Mas que seja à caneta.”
Gabito Nunes
“Explicação mesmo, eu sei: não há. e me agarro no meu sentir porque, no fundo, só meu coração sabe.”
- Fernanda Mello
Eterno, é o que vivencio quando estou com aqueles que imprimem relevância na minha existência.
(Patrícia Costa)
"Quantas pessoas existem no mundo capazes de faze-lo sentir alguém especial? Capazes de falar na lata que gostam de você? E quantas vezes você faz alguém sentir-se bem?"
Gabito Nunes
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em lugares onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte... Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa.”
Rubem Alves"
Presenteie-se!
Se a vida é corrida e atarefada, se dê de presente um pouco de tempo. Tempo com as pessoas que lhe fazem sentir-se bem, com seu animal de estimação, com sua música preferida, com o silêncio, consigo... Porque tempo não é dinheiro. Tempo é oportunidade para ser feliz.
Se os projetos estão difíceis de realizar, presenteie-se com sonhos. Porque cada sonho é um novo projeto: uma nova opção para transformar-se em realidade.
Se um amor te faz sofrer, regale-se com um bom rock'n roll, uma coca-cola gelada, uma roupa nova ou uma tarde com os amigos. Amores existem pra nos fazer bem. Quando não fazem, é hora de serem momentaneamente preteridos, pra que possam, quando for o caso, retornar mais tarde. Coloridos e saudáveis...
Se o mundo anda meio sem jeito, se as notícias são de guerras, mortes, roubos, violência enfim, presenteie-se com atitude. O mundo muda para melhor a cada gesto de bondade que fazemos. Gestos que fazem o metro quadrado à nossa volta ser um lugar melhor. Não podemos desistir de fazer bondades, mesmo que pareçam pequenas. Os mares não existiriam sem as pequenas gotas.
Presenteie-se!
(Poesia Adolescente)
Os corações recatados sentem medo.
Estão sempre em fuga.
Fogem dos olhares inesperados
que insistem em por à prova
sua conduta, sua retidão, sua moral.
Esses olhares e esses corações:
A volúpia e a decência
caminhando lado a lado
sem coragem de darem-se as mãos
(Poesia Adolescente)
Talvez gostar seja enviar a nossa luz mais forte, quente e colorida só para ver o outro feliz.
[Winny Trindade]
Não exagere, menina.
Siga seu coração, mas mude a rota quando os caminhos forem tortuosos.
Tire as minhocas da cabeça, deixe espaço para as flores.
Quem sofre demais sempre vai servir de trampolim para quem sofre de menos.
[Flávia Queiroz]
Não vou prometer que vou mudar, que vou ser melhor ou pior. Só posso prometer que vou continuar te querendo, do mesmo jeito que te quis quando te vi pela primeira vez. Prometo que vou continuar sentindo aquele frio imenso na barriga em cada encontro como se fosse o primeiro. Prometo que vou sentir falta do teu cheiro cada vez que ficarmos longe. Prometo me apaixonar por ti todos os dias. Prometo não cansar de te olhar. Prometo que não vou tentar em nenhum momento ficar longe, fugir....porque às vezes dá medo, dá medo SENTIR.
[Fê Barcellos]
Se você hesita é porque pensa a respeito, nem que seja por um segundo.
Se pensa a respeito é porque existe uma chance.
[Gabito Nunes]
"Se não sabe, se afaste de mim. Se ainda cabe, me abrace enfim... Mas antes que seja tarde nos salve do fim."
Ana Cañas - Luz Antiga
"A vida é tão maravilhosa porque também é feita de COLOS,
de feridas que cicatrizam, de AMIGOS que celebram ou choram junto.
Feita de pessoas apaixonadas e apaixonantes, possíveis e impossíveis,
pessoas que machucam, pessoas que chegam pra CURAR."
(Marla de Queiroz)
"Acho que nos contentamos com pouco. Não falo em dinheiro, que cobiçamos muito. Refiro-me aos tesouros humanos: ética, amizade, amor, sensualidade."
Lya Luft
Tenho pena de quem não sabe ter amigos, nem sabe ser verdadeiro, nem tem um colo seguro para poder descansar as dores, nem faz qualquer tristeza acabar em alegria. Tenho pena de gente que não tem família esquisita, nem histórias malucas para contar, nem amores complicados. Tenho pena de gente que não dá a cara a tapa, que não sabe que o melhor da vida é realmente viver.
(Clarissa Corrêa)
Às vezes eu me pergunto se abraço é só mais um carinho, ou se é um coração tentando ouvir o que o outro quer dizer.
(Maria Midlej)
"O que vingou, vingou: se está no passado, já virou aprendizado.
O que me ocupa é o AGORA: o que me interessa é o que vigora."
(Marla de Queiroz)
"Educação combina com sensibilidade. Combina com romantismo. Mostra que estamos ouvindo o que está sendo dito. Não é um item repressor. Não traduz falta de liberdade. É o contrário: os bons modos são revolucionários. Significa respeitar o outro de igual para igual. Significa não dar ordens. Significa intimidade."
(Fabrício Carpinejar)
Não subestime o tempo das voltas, nem diminua a leveza nos passos. Todo caminho é começo.
Priscila Rôde
As pessoas se perdem. Embaçamentos inevitáveis, ora. Uns vão porque querem, outros partem pelo medo de criar raízes. Ficar é surpreender. E só conseguem aqueles de coração limpo. Compreender apenas as doçuras e aceitar as impermanências: é o jeito. Dos encontros e reencontros, ficam os arrepios. Mas o passado tem carisma. E as lembrancas têm sabores.
Tempo...
Presunção humana pautada na espera em que os relógios lá do Céu pontuem outro segundo, outra ciranda de rodas. Enquanto o nosso corre trilhões na ligeireza.
Um minuto sem piscar os cílios; para que seus olhos descansem bem cá, lendo-me.
E o coração no tic-tac à espera do mesmo abraço.
(Fernanda F. Fraga)
A vida não tem ensaio,
mas tem novas chances.
Viva a burilação eterna, a possibilidade
o esmeril dos dissabores!
Abaixo o estéril arrependimento
a duração inútil dos rancores.
Um brinde ao que está sempre em nossas mãos:
A vida inédita pela frente,
e a virgindade dos dias que virão!
[Elisa Lucinda ]
Tudo volta! E voltam mais bonitas, mais maduras, voltam quando tem de voltar, voltam quando é pra ser. Acontece que entre o ainda-não-é-hora e nossa-hora-chegou, muita gente se perde. Não se perca, viu?
Caio Fernando Abreu
Eu falo sozinha, dou risada do nada, canto debaixo do chuveiro, falo em voz alta e às vezes fico calada.
Tenho chiliques que só quem convive comigo conhece.
Sou louca assim mesmo, muita gente dá risada, uns se incomodam e outros nem falam nada.
Mas saber o que mais eu gosto em mim, esse meu jeito de ser , sem me sentir incomodada.
Maíra Cintra
Sempre chega a hora da solidão
Sempre chega a hora de arrumar o armário
Sempre chega a hora do poeta a plêiade
Sempre chega a hora em que o camelo tem sede
O tempo passa e engraxa a gastura do sapato
Na pressa a gente nem nota que a Lua muda de formato
Pessoas passam por mim pra pegar o metrô
Confundo a vida ser um longa-metragem
O diretor segue seu destino de cortar as cenas
E o velho vai ficando fraco esvaziando os frascos
E já não vai mais ao cinema
Tudo passa e eu ainda ando pensando em você
Tudo passa e eu ainda ando pensando em você
Penso quando você partiu
Assim... sem olhar pra trás
Como um navio que vai ao longe
E já nem se lembra do cais
Os carros na minha frente vão indo
E eu nunca sei pra onde
Será que é lá que você se esconde?
Tudo passa e eu ainda ando pensando em você
Tudo passa e eu ainda ando pensando em você
A idade aponta na falha dos cabelos
Outro mês aponta na folha do calendário
As senhoras vão trocando o vestuário
As meninas viram a página do diário
O tempo faz tudo valer a pena
E nem o erro é desperdício
Tudo cresce e o início
Deixa de ser início
E vai chegando ao meio
Aí começo a pensar que nada tem fim...
"Cuidado é pra quem sente, e se dá ao outro pela gratuidade de amar. Feitura de quem se importa. Um sorriso ofertado. Coração abraçado. Um amor que desconhece a palavra ‘barganhar’."
(Patrícia Costa)
Saber doar-se para saber se o outro se importa. Saber doer-se para entender o que realmente te importa. Saber dosar-se para saber o que é realmente válido. Exceder-se para conhecer as tuas sobras. Podar-se para livrar-se dos tais excessos. Saber cair para mensurar a dimensão do sonho. Saber sonhar-se na medida limitada imposta pelo mundo. Saber colocar-se com cuidado para caber direito. Saber produzir-se para causar o melhor efeito. Conhecer-se na procura dos próprios defeitos. Encontrar-se na procura do conhecimento. Saber se chorar por dentro, lavar-se inteiro. Saber esquecer-se quando já foi dito. Saber prosseguir, quando não te acompanha. Saber perder-se na imensidão do universo. Saber tatear no escuro das decepções. Saber esconder-se, encontrar-se. Saber-se. Ser.
(Camila Heloíse)
Anjo de Guarda Noturno Maria Gadú
Meu anjo de guarda noturno:
Você é quem sabe de tudo.
E quando eu peço proteção
Não é pra fugir do ladrão
Nem pra me esconder na igreja
Eu quero é que Deus nos proteja
Das dores do coração
Meu anjo de luz, que ilumina
Compositor da minha sina
Não deixe que espinhos me ceguem
Guarde meus caminhos que seguem
Os carinhos dessa menina
Meu anjo de luz guardião
Condutor da minha emoção
Ensine o atalho pra ela
E evoque o anjo dela
No toque sutil da canção
No toque sutil do baião
http://www.vagalume.com.br/maria-gadu/anjo-de-guarda-noturno.html#ixzz1znkkVPWi
E quantas páginas o amor já mereceu
Os filósofos não dizem nada
Que eu não possa dizer
Quantos versos sobre nós eu já guardei
Deixa a luz daquela sala acesa
E me peça pra voltar"
(Skank)